Pages

28 de janeiro de 2010

Evolution Of The Species is Something Really Special.


Ontem tive a oportunidade de ver o documentário "The Cove" sobre o assassínio de milhares de golfinhos no Japão, na baía de Taiji.

Trata-se do melhor documentário a aparecer no cinema nos últimos dois anos, não há dúvidas disso.

O objectivo é simples mas ao mesmo tempo altamente polémico: denunciar a carnificina que decorre entre os meses de Setembro e Março, na baía de Taiji, Japão, onde milhares de golfinhos são capturados e enviados para centenas de aquários por todo o mundo. Os que não são capturados, sofrem um fim bem mais sangrento. São arrastados para uma zona escondida onde são mortos com lanças, facas, esquartejados até o mar ficar vermelho.

Uma equipa liderada por Ric O'Barry, o antigo treinador de Flipper, consegue imagens impressionantes através de camâras escondidas colocadas estrategicamente ao mesmo tempo que evadem perseguições policiais e o embate com os pescadores da zona que fazem de tudo para os provocar filmando cada momento à espera de uma agressão. É de levar às lágrimas quando se vê um golfinho bébé a tentar fugir dos assassinos enquanto sangra e vem à tona para respirar por três vezes até desaparecer enquanto se ouvem risos dos pescadores.

Para contextualizar, esta história começa com a série "Flipper", uma das mais lucrativas séries de sempre onde um golfinho era a personagem principal. Foi o início de uma indústria que hoje rende biliões de dólares. Ric foi o tratador dos cinco golfinhos que participavam na série e quando morre Cathy, a fêmea principal da série, a sua visão sobre o captiveiro deste animais muda e ao fim de 10 anos a montar uma indústria, passa os 35 anos seguintes a tentar destruí-la. Ao longo deste anos, torna-se um nome de referência na protecção destes mamíferos tendo percorrido o mundo a libertar golfinhos e por causa disso a ser preso e visto como um alvo para as indústrias que vivem do comércio de golfinhos. A sua causa é justa. Conseguimo-nos aperceber disso ao longo do documentário. A tristeza nos seus olhos revela um peso na consciência que dificilmente irá conseguir retirar.

Este documentário consegue dar uma visão ampla de todo o problema, procurando entender as causas e as consequências deste desastre ambiental porque não são apenas os golfinhos que sofrem, os seres humanos também são afectados. Com a Revolução Industrial, os níveis de mercúrio no mar têm aumentado exponencialmente e os mamíferos tornam-se "caixotes de mercúrio" que são ingeridos por nós, humanos, e claro, provocam-nos graves doenças. Juntando a estes problemas, apercebemo-nos que a política tem a sua cota parte na continuação do drama. O Japão é um dos únicos países que ainda defende a caça de cetáceos em prol de benefícios económicos e de sobrevivência das espécies mais pequenas de peixe, porque como refere a delegação japonesa na International Whaling Commission, os cetáceos como as baleias e os golfinhos estão a "comer" demasiado peixe. Sim, um dos argumentos é que este mamíferos comem demasiado peixe portanto devem ser caçados.

Os seres humanos conseguem ser realmente estúpidos.

O trabalho desenvolvido pela equipa de Ric O'Barry vai ao fundo das questões expondo a hipocrisia e a corrupção dos países envolvidos neste desastre ambiental, focando-se no Japão e na tentativa de "afastar olhos curiosos" do drama que os animais vivem.
É um trabalho extremamente bem desenvolvido, capaz de emocionar qualquer um forçando-nos a tomar uma posição perante o que se passa.

Vale bem a pena ver.

Para quem quiser espreitar o documentário, pode dar um salto a este site:

Quem quiser tomar uma posição pode fazê-lo através dos sites do filme:


0 Ah e tal...: