Pages

12 de agosto de 2009

Perfection For The Summer.



Com o Verão já aqui e com muita gente a aproveitar o bom tempo para viajar, deixo-vos uma sugestão de banda sonora para esta época, que serve como soundtrack perfeita de uma road trip.

Bon Iver, ou Justin Vernon, não será muito conhecido por estes lados do Atlântico, apesar de começar a ter alguma notoriedade graças a rádios como a Radar que fazem o serviço público de passar a sua música.

Nascido em Wisconsin, Bon Iver é hoje um dos mais conceituados artistas indie folk dos Estados Unidos, graças ao seu trabalho de 2007 "For Emma Forever Ago", um trabalho belissímo lançado através de uma editora independente sem grandes custos, deixando que o foco fosse inteiramente para a música. Um ano depois, a editora Jagjaguwar pega no trabalho de Bon Iver e reedita-o com uma nova capa dando-lhe mais reconhecimento.

Apesar de ser um álbum construído em cima de sentimentos de sofrimento, há uma luz que irradia de cada uma das músicas. Depois da sua antiga banda ter terminado, a sua relação com a namorada ter ido à vida e lhe ter sido diagnosticado mono-nucleose, Justin mudou-se para a cabana no pai em Wisconsin onde permaneceu durante 3 meses. Fou durante esse tempo que descobriu o alter ego, Bon Iver, retirado da expressão francesa com o mesmo nome que significa "bom inverno".

Munido de uma guitarra acústica e de alguns instrumentos, começou a compor o trabalho que hoje ouvimos. A sua capacidade de escrita sobre os sentimentos negativos não afastam a luz e a simplicidade que as músicas têm, revelando uma capacidade de transformar o que dói em algo palpável e digno de ser ouvido.

"For Emma Forever Ago",
é a minha banda sonora para este verão. Não consigo largá-lo e o vício começa a espalhar-se.

Podem também encontrar o EP datado deste ano "Blood Bank" e ainda uma participação na fantástica compilação "Dark Was The Night", produzido por elementos dos The National.

A lista das músicas:

01 - Flume
02 - Lump Sum
03 - Skinny Love
04 - The Wolves (Act I And II)
05 - Blindsided
06 - Creature Fear
07 - Team
08 - For Emma
09 - re: Stacks

Para quem quiser ouvir o álbum: Link para download

0 Ah e tal...: