Pages

23 de julho de 2009

Less... Much Less...

Adoro indignações estúpidas baseadas em... qual é a palavra...? Estupidez.

O jornalista João Bonifácio do Público fez uma reportagem para o jornal sobre o festival SuperBock Super Rock no Estádio do Restelo no passado fim de semana. O festival foi um flop total, tanto em Lisboa como no Porto, com o cancelamento de última hora dos Depeche Mode na Invicta e a péssima qualidade de som que se verificou em Lisboa. Num total foram vendidos 60 mil bilhetes para os dois dias o que demonstra que o cartaz não foi capaz de captivar o público que optou por outros festivais com melhor qualidade a nível de bandas, festivais como o Alive!.

Dois dois dias, só se retira mesmo o concerto dos The Killers que pelo que me disseram, deram um belo concerto e foi a única coisa que conseguiu levar o público a bater o pé.

Assim sendo, quando li a reportagem do jornalista, não me surpreendeu nada o tom crítico com que a escreveu. Acredito que para as pessoas que se deslocaram ao Restelo no sábado também não tenha sido surpreendente.

Não é o meu espanto quando hoje dou conta da notícia de que o Clube de futebol Os Belenenses decidiram fazer um comunicado, com o objectivo de mostraram a indignação perante a reportagem do jornalista bem como para o seu director. De tudo o que está escrito no comunicado, coloco aqui a cereja em cima do bolo:

"Desde resumir os que se deslocam ao Estádio do Restelo durante a normal época futebolista a “duas dezenas de velhinhos nas bancadas”, a aludir a um “público manso” – sendo que, por tradição e convicção popular, o adjectivo “manso” é normalmente aplicado aos bois -, o seu colaborador João Bonifácio remata o seu artigo (?) com a expressão – referindo-se ao festival – “a festa possível e foi escassa como os fins de tarde futebolísticos no Restelo costumam ser”.

Para clarificar as ideias apresentadas, basta dizer que: 1 - O Estádio do Restelo está sempre às moscas mesmo quando há jogos com os Grandes, como eu já assisti várias vezes; 2 -Público manso, na minha humilde visão, é um público que não liga muito ao que está a ver. Se acham que se está a chamar bois, então é porque a carapuça lhes serve; 3 - O Estádio do Restelo está sempre às moscas mesmo quando há jogos com os Grandes, como eu já assisti várias vezes.

Esta ideia de que o jornalismo deve ser condicionado para não ferir susceptibilidades de terceiros é algo que deve ser analisado e explicado aos senhores que ficam ofendidos que eles não têm de gostar do que é escrito ou dito. Toda a gente sabe que o que foi escrito não é mentira, é simplesmente uma análise de factos porque se formos fazer uma análise de vendas de bilhetes de jogos do Belém, acredito que se confirma que o Estádio costuma estar vazio. Em relação ao que se considera como "mansos", nem vou entrar por aí porque cada um sabe o que é.

O que mais me aflige é o modo como os clubes de futebol se auto-avaliam de vítimas. Isto advém das histórias dos árbitros e das confusões da época passada. Agora, acham-se no direito de reclamar tudo e mais alguma coisa, mesmo que esteja correcta. Basta ver o exemplo completamente surreal do Benfica e da Tvi. O que interessa quebrar o Código Deontológico? Nada. Eu não gosto deles será sempre uma razão mais que viável para quebrar a Lei.

0 Ah e tal...: