Pages

22 de abril de 2008

Você fala assim poh?

O acordo ortográfico que vai entrar em vigor é um atentado à cultura portuguesa.
Simplesmente pelo facto de que a língua portuguesa é uma parte integrante da nossa cultura, cultura essa que já por si é pouca. Nós crescemos e aprendemos a falar português e não brasileiro, independentemente dos diferentes dialectos que se notam em várias àreas do país. Não faz sentido. Eu recordo-me que quando comecei a aprender a falar inglês, sempre me explicaram que o inglês é diferente do americano, porque existem expressões diferentes, fonéticas diferentes e maneiras de escrever distintas. É exactamente a mesma situação. Não consigo meter na minha cabeça de que "ficção" se vai passar a escrever "fição". Não fui educado assim.
E isto não tem nada a haver com desprezo perante o povo brasileiro. Nada disso. Admiro o povo brasileiro e a capacidade que têm de sorrir perante as maiores adversidades da vida. Agora não me peçam para aceitar este acordo. Tendo em conta que vamos ter de aceitar várias e múltiplas alterações na nossa língua enquanto que o povo brasileiro terá de encaixar poucas alterações, agride-me que continuemos a perder o que nos resta em prol de acordos claramente políticos e económicos que apenas vão beneficiar os que escrevem, já que um novo mercado se abre.
Vendemo-nos por pouco.

0 Ah e tal...: