Pages

23 de março de 2008

Super Size Me

Tive o prazer de ver este documentário esta semana e não me trouxe nenhuma surpresa. Não digo que é mau, porque até é muito bom e divertido. Mas não tem nada de especial. Já sabia que o Macdonalds faz mal para catano e consegue lixar-nos o corpo de uma maneira íncrivel. O que tem piada é a loucura de Morgan Spurlock que decide fazer uma dieta de Mac durante 30 dias, ou seja, durante um mês vai comer produtos do Mac ao pequeno almoço, almoço, e jantar, e se lhe propuserem o menu Super Size ele vai alinhar nisso ( o Super size não existe na Europa, foi proibido). É de bradar aos céus.
O filme vai intercalando com análises aos sistema educacional dos EUA, aos hábitos nutritivos do povo americano, aos processos judiciais que afectam o Macdonalds. Já agora ficam a saber que a ideia para o documentário é provar que a comida do Mac faz mal à nossa saúde, pois é exactamente isso que os processos judiciais interpostos por duas raparigas pretendem provar. Como os processos foram considerados "sem razão", o Morgan decide provar esta teoria da maneira mais radical possível. É verdade que é de loucos mas para o povo americano não é. 1 em cada 6 americanos come mais do que 3 vezes comidas do Macdonalds. Não é de admirar que sejam a nação com pessoas mais gordas do Mundo.
Há pormenores deliciosos neste documentário. O que eu mais gosto é um tipo claramente com ar de nerd que já comeu 19.000 Big Macs. E não, não estou a mentir. Na semana em que foi lançado o Big Mac, o homem comeu 265. Numa semana. E está vivo.
Tudo isto faz-nos olhar para o Mac com outros olhos. Com a mesma gula mas com outros olhos.

0 Ah e tal...: