Pages

25 de março de 2008

O país tatuado a ferro e fogo

O PS decidiu fazer mais uma das suas e quer avançar com uma lei que proíbe tatuagens a menores e piercings, em qualquer sítio do corpo a não ser na orelha, para todas as idades.
Pergunto-me se isto não será meter-se na demasiado na vida das pessoas.
A suposta razão para esta lei é evocada através de razões de saúde já que os piercings e tatuagens podem causar problemas graves de saúdes a quem os decide fazer. Até aqui, ok... Podemos não aceitar mas até que tem alguma razão já que há piercings que podem provocar danos no corpo humano. Agora, tal como o deputado Renato Sampaio refere, também se trata de e cito "uma questão de gosto".O que quer isto dizer? Que o Governo vai começar a escolher e a definir os nossos gostos pessoais? Que vão começar a escolher o que devemos vestir, comer, beber, fumar? Trata-se de uma situação rídicula. Que eu saiba ainda vivemos num estado democrático o que nos permite ter a nossa liberdade sem aflingir os outros. Pergunto-me se usar um piercing no lábio ou ter um braço tatuado agride de qualquer forma as pessoas que olham para nós? Elas sentem-se mal? É um problema delas. Não estamos a prejudicar a saúde delas, como por exemplo no caso do tabaco, nem muito menos a pôr-nos em perigo.
Uma pessoa que decide fazer uma tatuagem sabe que o que vai fazer é algo que vai durar para toda a vida. Não volta a sair ( a não ser que pague um balúrdio por uma cirurgia a laser ). Essa pessoa deve ter a possibilidade de escolher se quer ou não fazer a tatuagem, onde entende que deve ser feita, independentemente da idade. Neste caso, as pessoas mais novas são caricaturadas como crianças imaturas e inconscientes que não sabem tomar decisões e que nesse caso deve ser o Governo a tomar essas decisões por eles. Não os pais mas o Governos. Isto faz algum sentido? Se eu quiser fazer uma tatuagem, não vou perguntar aos deputados do PS se posso fazer. Quanto muito falo com os meus pais e vejo com eles se eles aceitam ou não. Muito provavelmente vão dizer que não, mas eu faço na mesma. A opção continua a ser minha.
Nas últimas semanas, e após uma rebelião dentro do próprio partido com a JS à mistura, o PS decidiu recuar no proejecto lei, mantendo as ideias bases mas agora com algumas alterações.
Agora a ideia é de que cidadões menores de 18 anos que pretendem fazer tatuagens ou piercings, podem fazê-lo desde que a família assuma a responsabilidade em termos de saúde. Ainda é mais estúpido do que a original. Ora, se um tipo decide fazer algo, não é da sua responsabilidade sempre? Se quiser fazer páraquedismo, não é da minha responsabilidade caso o páraquedas não abre? Fui eu que decidi realizar o salto! E outro aspecto é a definição de "família". Tenho de pedir ao meu pai, à minha mãe, à minha irmã, ao meu irmão? Voltamos a roçar na estupidez.
Para concluir, esta lei é completa e paradoxalmente estúpida, comparada com os verdadeiros problemas que o país está atravessar. Não só porque ainda não morreu ninguém devido a piercings e tatuagens no nosso país ( pelo menos que eu tenha conhecimento ), bem como pelo facto de que restringir opções e liberdades individuais tornam-nos num país regido por regras e leis que não percebemos mas que temos de acatar.
Meus amigos deputados, acho que falo por todos quando digo que quando esse dia vier, talvez nos veremos na Praça do Comércio. Eu e mais 10 milhões de portugueses.

2 Ah e tal...:

Anônimo disse...

Não tenho nem tatuagens nem piercings mas nesse dia estarei lá na Praça do Comercio lol por mais esta estupidez e por todas as outras*

antes perdessem tempo a fazer um codigo penal decente..sei lá...digo eu!

Musicology disse...

E construir hospitais e estradas, aumentar as reformas, pensões de invalidez e os vencimentos dos tugas, não? Só assim numa de melhorar o nível e qualidade de vida. Isso sim era de valor, em vez de estarem a gastar tempo e o dinheiro que lhes pagamos via impostos a discutir questões menores!!!