Pages

25 de agosto de 2007

Piroseira

Fui ver o concerto de Rui Veloso ao Casino Estoril.
Sim, é verdade. Já por si isto é uma piroseira, tendo em conta que à terceira musica já queria pirar-me dali senão tinha de arranjar uma faca rapidamente para cortar os pulsos porque o tio Rui claramente estava deprimido e queria passar-nos essas tristeza. Valeu " Porto Covo ".
Mas também não é sobre isso que quero falar.
Durante o concerto, surge a palavra "piroso".
Fiquei a pensar, o que é ser piroso?
É um estado de espiríto, uma maneira de ser? Depende da pessoa com quem estamos?
Primeiro, eu não acho que ser piroso seja uma coisa negativa. Tem piada ser piroso porque roça-se no cliche e por muito habituado que possamos estar ao cliche tem sempre piada aquela frase típica ou reacção estupida num determinado momento. Acredito que a maior parte das pessoas nem se apercebem quando pensam no que vão fazer. Sai naturalmente e só por si, é algo sincero que não leva malícia.
Segundo, ser piroso é diferente de ser ignorante. Uma pessoa pirosa não é parva. Muito pelo contrário. Ser piroso exige conhecimento meus amigos. Há que saber o que é considerado como piroso sem roçar no ridículo.
Por exemplo, está a dar uma música bonita, fofinha, daquelas feitas especialmetne para louvar o amor, as estrelas numa noite limpa e o rapaz abraça-se à rapariga. É piroso, sem qualquer dúvida. O rapaz sabe disso e a rapariga também. Mas ninguém se incomoda porque naquele instante, o momento está construído para ser assim, sem grandes falas mas com demonstracções de carinho e afecto. Toda a gente à volta vai pensar " que casal mais ranhoso". So que esquecem-se que as pessoas são felizes assim. Chama-se demonstrar o que se sente por gestos que parecem tipicamente e socialmente "habitués" e que no fundo são coisas porreiras.
Ambos estão felizes!
Acho piada a um casal piroso. Acima de tudo porque tenho a certeza que estão a rir. Isso dá-me a entender que estão felizes.
Não é isso que todos queremos?
Toca a ser pirosos vamos embora.
Se quiserem uma ajuda, aqui ficam algumas frases que podem funcionar muito bem:
" Estás linda hoje"
"Gosto de ti" - quando sussurrado ao ouvido
"Ainda bem que te encontrei"
"Fazes-me tão feliz"
"Adoro-te"
"Amo-te mais que tudo"
"Na tua casa ou na minha? - Epá eu acho que pode funcionar...
Não se esqueçam que por vezes convém apoiar estas frases com um olhar. Olhar sincero de quem gosta.
Juntamos o piroso ao verdadeiro.
Junta-se as palavras ao sentimento.
Bate tudo certo.

0 Ah e tal...: