Pages

3 de março de 2010

We Wanna Rock Too.

Os amantes do grunge estão neste momento a sair dos locais de trabalho e convívio para irem para casa masturbar-se com a notícia de que Alice in Chains e Faith No More vão actuar no Alive! no dia 8 Julho.

Sinceramente nem uma nem a outra me dizem o suficiente para ficar acordado até às 3h da matina num dia de semana.

A Everything is New satisfez o pedido de muita juventude que reclamava por Alice in Chains depois do seu retorno às lides musicais, trazendo também uma das mais amadas bandas dos anos 90, os Faith No More. Se é surpreendente? Hmpf. Nem por isso.

Depois de ontem ter sido confirmado que os The XX e La Roux também actuam no dia 8 no palco secundário, é correcto dizer que até agora as surpresas têm sido poucas, senão vejamos: os The XX, vão actuar em salas no Porto e Lisboa, salas essas esgotadas e claramente viradas para o seu estilo de música. Se fôr como The National, ficamos a saber de vez que bandas como estas são excelentes em locais mais fechados e místicos do que em espaços abertos como festivais. La Roux, esteve à pouco tempo no Lux e modéstia à parte, não é fantástico. Os Midnight Juggernauts batem por pontos. Gogol Bordello estiveram numa edição passada do Alive! onde deram um excelente concerto antes de Rage Against The Machine e depois ainda passaram pelo Campo Pequeno, portanto, também nada de novo. Pearl Jam... é a base do "Vamos lá a isto. Outra vez.". Gossip e Faith No More estiverem à cerca de um ano a actuar em Portugal.

Com tudo isto, apenas restam Kasabian, Phoenix, LCD Soundsystem, Alice in Chains como as surpresas (até agora) de um festival que já tem nome lá fora.

Fico com a sensação de que hoje em dia, apesar do sucesso dos festivais de verão como o Sudoeste, Alive, Rock in Rio, as organizações que gerem tais eventos têm uma maior dificuldade em trazerem bandas novas que nunca tenham tocado no nosso país ou que só cá tenham estado uma vez à muito tempo, porque se debatem com as vontades esquizofrénicas do público e a receita comercial. O único festival que foge à regra é Paredes de Coura que conta sempre com um misto entre o alternativo conhecido e o desconhecido e de onde saiem nomes que mais tarde se tornam em fenómenos musicais. Basta lembrar Coldplay, The Kills, Yeah Yeah Yeahs, The Roots ou The Arcade Fire.

Não querendo ser injusto, a verdade é que o Alive! em edições passadas teve o q.b de bandas distintas. Does it Offend You, Yeah?, Crystal Castles, The Ting Tings, Tv On The Radio, The White Stripes, MGMT, Galactic.

Com isto não digo que não gosto do Alive!. Simplesmente acho que, já que vou pagar 90€, possa assistir a concertos bons que não estava à espera e que descubra coisas novas, à parte daquelas que sei que quero mesmo ver. É esse o conceito de Glastonbury por exemplo.

Assim sendo, porque é que não se aposta mais em outros nomes?

Algo como: Yeasayer, The Dead Weather, Dirty Projectors, The Temper Trap, Band Of Horses, Thom Yorke,Bon Iver, Kings Of Leon, Brand New, Biffy Clyro, Friendly Fires, Regina Spektor, Passion Pit, Noah and The Whale, Kate Nash, Two Door Cinema Club, e claro Animal Collective e Bruce Springsteen.

Algumas são bandas para palco secundário mas outras são claramente grandes nomes.

Se gosto de Pearl Jam? Adoro. Mas gostava mais de ver Bruce Springsteen.
Se Faith No More é bom? Sem dúvida. Mas gostava mais de ver Thom Yorke.

We'll se what happens.

Para já o que temos é isto:


Dia 8 Julho

Palco Optimus
Alice in Chains + Faith No More + Phoenix + Kasabian
Palco SuperBock
The XX + La Roux

Dia 9 Julho
Palco SuperBock
The Gossip

Dia 10 Julho
Palco Optimus
Pearl Jam + Gogol Bordello + LCD Soundsystem
Palco Superbock
Simian Mobile Disco

0 Ah e tal...: