Pages

1 de março de 2010

The Music is Unique.

Cada vez que sai uma notícia na Blitz sobre as novas bandas para o SBSR e para o Alive!, dezenas de pessoas entram em colapso nervoso porque não há um dia dedicado ao metal.

Bandas como os Limp Bizkit, Alice in Chains, Soundgarden são as mais desejadas por estes senhores que estão bem zangados com a Everything is New como se pode ler: "Ou correm sérios riscos de eu os mandar foder." por Zerochance ou "Devia era ser apedrejados" por Alive ou ainda "Que nojo... tou a ver que por este andar vou poupar mt dinheiro este verão, eu gosto mt de pearl jam mas não tou pa aguentar isto" por MotherFuckingHater .

É impressão minha ou grande parte da juventude portuguesa anda um bocado irritada?

Estamos a falar de bandas num festival. Não de palhaços num circo.

O Alive! teve dias de metal (dos quais fiz questão de ver Mastodon apenas, nem Metallica me convenceu porque dois anos seguidos a vê-los sem nada de novo não me gusta.) com boas bandas e uma boa adesão por parte do público. Contudo, este ano não há um movimento tão grande como de anos anteriores. Não existem bandas de metal a lançarem bons álbuns e a terem projecção mediática. Nas outras edições do Alive! viu-se que a aposta da EIN é uma mescla de música mais alternativa com algo mais comercial com bandas como Crystal Castles, Delphic, Tv on The Radio, Vampire Weekend, Dave Mathews Band, Los Campesinos!, MGMT, The National entre outros. Mesmo assim houve espaço para grandes bandas rock como Rage Against The Machine, Slipknot, Ramp, The Vicious Five, The Prodigy, Placebo, Linda Martini.

Este ano querem realmente ver Alice in Chains...? Soundgarden...? Com tanta música boa no ar, tantas bandas a quererem alcançar mais público, porque é que temos de voltar atrás para ir ouvir bandas que dificilmente evoluem no próprio som? Podem agora dizer que os Pearl Jam são assim. É verdade, mas eles nunca sairam da ribalta. Sempre se mantiveram em contacto com o público com novos álbuns e concertos a dar com um pau. Os restantes ficaram para trás na história da música. Se são bons ou maus, cada um tem a sua opinião.

Num festival, prevalece o conceito de conhecer novas bandas, ouvir músicas novas de bandas repetidas e apostar em grandes nomes como em nomes pouco conhecidos.
Não vale a pena fazer birra. É só música. E só paga o bilhete quem quer.

0 Ah e tal...: