Pages

1 de abril de 2009

Hand in Hand With the Devil


Depois de uma semana em que nem tempo tive para me coçar, agora já consigo escrever algo neste blog, e claro está, começo com os eventos desportivos.

Mais uma vez, demos um passo atrás na apuração para o Mundial de 2010 na África do Sul, com o empate a zero no estádio do Dragão. Já se torna habitual para esta Selecção comprometer quaisquer hipóteses de chegar à África do Sul.

Depois do que vi contra a Suécia, até penso que será melhor assim porque para fazer má figura no estrangeiro, temos o Sporting. Num jogo de importância mais-que-elevada, Drº Carlos Queiroz monta uma equipa que de unidade não tem nada, altamente defensiva e sem potencialidade atacante, deixando os golos para os alas. Pensando nisto, jogador a jogador, cada vez mais acredito que se existe um título para " Maior Flop como Treinador Português ", ele deve ser entregue ao Drº Carlos Queiróz porque todos os planos táticos que utilizou, as substituições que fez são aceitáveis para alguém que não percebe muito de futebol, não para um indíviduo que esteve anos a fio a aprender com alguém que realmente sabe o que faz, Sr. Alex Fergunson.
Ao colocar Danny como ponta de lança no meio das bestas suecas, dificilmente o rapaz ia conseguia marcar golos. Depois, cada cruzamento que os nossos alas faziam, Simão e Cristiano Ronaldo, era facilmente interceptados e despachados. A opção de começar com Tiago no meio campo parece-me dúbia tendo em conta que dois dias antes existia a informação de que Deco já estava recuperado e portanto seria uma opção principal para o jogo, coisa que afinal não foi ( se bem que verdade seja dita, Tiago estava a fazer um bom jogo ). Por fim, o que mais me surpreende é a completa estupidez tática que o Drº Carlos Queiroz apresenta: no momento em que Bosingwa se lesiona, decide colocar o Rolando a defesa central e Ricardo Carvalho a defesa direita. Desde quando é que isto é plausível? Num jogo em que temos obrigatoriamente de ganhar, jogamos com 4 defesas, um adaptado a lateral e outro a fazer de trinco, enquanto não temos um ponta de lança e retira o nosso melhor jogador do meio campo para fazer entrar outro, não dando mobilidade às alas que estavam perdidas já que nem Simão nem Cristiano Ronaldo conseguiam fazer algo.

É jogar na defensiva quando devíamos ter jogado para ganhar.
E assim abdicamos de estar no Mundial de 2010, porque tal como este gráfico indica, as hipóteses são menores que 0.000001 %:


Estamos empatados com a Suécia e a Albânia, sendo que atrás de nós só está Malta.

Para uma selecção que chegou à final de uma competição europeia com brio, isto faz-me alguma comichão na espinha.

Agora, as razões para isto estar a acontecer?

Não me querendo alongar, dedico-me exclusivamente a duas. Primeira, a Federação Portuguesa de Futebol. Presidida por Gilberto Madaíl, tudo corre mal a esta Federação que dá a imagem de uma instituição sem rei nem roque, onde tudo acontece e é perfeitamente normal enquanto alguns levam o dinheiro para casa, dinheiro esse que devia ser dado aos jogadores do Estrela da Amadora. Madaíl é a cara da vergonha do nosso futebol. Escolheu Queiróz como treinador depois da saída de Scolari que apesar de eu não gostar dele, nos incutiu uma emoção portuguesa digna de se chamar o " 13º jogador " e conseguiu levar-nos aonde nunca tínhamos ido. Escolheu Queiróz depois de ter criticado Scolari, se bem se relembram. Esta aposta, cada vez mais falhada, mostra que não existe visão de jogo, apenas de ganhar dinheiro ou se me engano, quando se põem nas contas da FPF a receita de 5 milhões de Euros como receita ORDINÁRIA da Qualificação para o Mundial ( notícia ouvida no notíciário da Bola Branca da Renascença ), é porque algo corre mal no reino de Oz. E digo Oz, porque por muito que batam os calcanhares, " We're not in Kansas anymore, Toto "

A segunda razão é o próprio Drº Carlos Queiróz, ou deverei dizer, futuro membro dos ZZ Top?



Whatever.

Como referi em cima, Drº Carlos Queiróz é um flop que viveu na sombra de Sir. Alex Ferguson, depois de uma passagem rídicula pelo Real Madrid e pelas vitórias míticas da " Selecção de Ouro " quando treinador dos Sub-21. É este o palmarés do nosso treinador nacional. Nada. Experiência praticamente nula no que toca a treinar jogadores, aplicar táticas futebolísticas, perceber os pontos fracos dos adversários. Mas depois dizem-me, " Então mas não te esqueças de que com os Sub-21 ele foi até ao fim!" a que respondo simplesmente com duas palavras, Nelo Vingada. Foi ele que formou grande parte daqueles atletas, que os ensinou a jogar no campo uns com os outros. Grande parte da evolução de muitos daqueles jogadores se deve ao Prof. Nelo Vingada. E depois, vamos ser sinceros... Querem comparar os jogadores da altura, com de agora? Imagino que seja diferente treinar o Peixe e treinar o Nani. Na altura, percebia-se que os jogadores tinham um orgulho em estar na Selecção Nacional e retribuiam com trabalho, esforço, mas hoje, é isso que temos? Todos dizem que é um orgulho tremendo estarem na Selecção mas depois quando lá chegam, sentam-se e esperam que nos aplaudamos e fiquemos entusiasmados quando entram no campo. Por amor de deus, tenham juízo.

E o apogeu desta estupidez pegada, traduz-se nas palavras do merdoso do Cristiano Ronaldo:

" Se todos fizessem o que fiz, Portugal já era campeão do mundo. " , diz CR7 numa conferência de imprensa antes do jogo com a Suécia.

Esta besta, que não tem outro nome, é considerado o melhor jogador do mundo e diz isto numa altura em que o orgulho da Selecção Nacional está ferido? É como pôr uma espada no meio. É acabar com a força de vontade dos outros jogadores. Não se diz e não é desculpável. Se tem capacidade para ser o melhor do mundo a jogar à bola, então devia ser o melhor do mundo a usar o cérebro nas alturas mais importantes da Selecção da qual é o capitão ( vá-se lá saber porquê ).

Se juntarmos tudo junto, percebemos um facto: quando Scolari saiu, perdemos a Selecção. Perdemos aquilo que representámos durante o Euro 2004, que apesar de ter sido uma coisa do momento porque o que era importante eram os resultados e não o futuro, ficámos sem espírito para dar continuação às coisas, e hoje, quando olho para a Selecção, pergunto-me se o trabalho que alguns acham que está a ser feito é para termos resultados imediatos, ou são planos para o futuro?

Não consigo entender e acredito que quando não percebemos o que estamos a fazer, mais vale não fazermos. Mais vale dar o lugar a alguém que perceba mais.

0 Ah e tal...: