Pages

26 de setembro de 2008

You Shall Not Marry.



A semana passada foi particularmente divertida a nível político, no que toca ao PS.

Contextualizando, a noticía é esta:

Lisboa, 21 Set (Lusa) -- A JS criticou hoje a direcção da bancada socialista por propor o voto contra os projectos do BE e "Verdes" sobre casamentos homossexuais, mas anunciou que desistiu de agendar o seu diploma sobre esta matéria.

"Entendemos não haver condições para o agendamento do projecto de lei da JS que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de desejarmos tê-lo apresentado", declara a direcção da Juventude Socialista (JS), em comunicado.

Para a JS, o facto de a proposta do casamento entre pessoas do mesmo sexo "não estar inscrita no programa do PS de 2005 de forma alguma justifica um voto contra".

Perante o agendamento de dois diplomas a favor dos casamentos de pessoas do mesmo sexo para o dia 10 de Outubro, a JS reafirmou que é "absolutamente a favor da sua consagração".

No entanto, os jovens socialistas criticam o Bloco de Esquerda e "Os Verdes" por terem avançado com o agendamento destes projectos sem antes terem assegurado um consenso na Assembleia da República que permita a sua aprovação.

"O Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista "os Verdes" entenderam, ainda assim, agendar os seus projectos de lei, sabendo da posição pública do PS e sem qualquer garantia de verem as suas propostas aprovadas", lamentaram os jovens socialistas, que também se demarcam da actuação da direcção da bancada socialista.

"A direcção do Grupo Parlamentar do PS anunciou que era sua intenção propor o voto contra ambos os projectos agendados, alegando que este não é o momento apropriado para os considerar. No entender da Juventude Socialista ninguém sai bem deste processo", refere o comunicado da juventude do PS.

A JS acusa mesmo o BE e "Os Verdes" de terem agendado os seus diplomas "desinteressados da possibilidade de aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo", parecendo "apenas satisfeitos em destratar o PS".

"Entendemos que este comportamento, se bem que assente no exercício de um direito legítimo ao agendamento do diploma, prejudica os entendimentos indispensáveis para que esta proposta seja uma realidade em Portugal", sustenta a JS, que ao mesmo tempo contesta a decisão do PS de rejeitar os projectos do BE e "Os Verdes".

Segundo a JS, "esta era a oportunidade para que o PS aprovasse a nossa proposta, pois entendemos que se trata de um questão fundamental de igualdade no acesso aos direitos fundamentais e de um combate a uma discriminação que persiste em se manter na lei".

"A JS continua determinada e empenhada para que o PS assuma, sem receios, nem bloqueios, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no seu programa eleitoral para as legislativas de 2009. A omissão não é mais alternativa", advertem os jovens socialistas. "

Lendo o que se passou, a ideia que retiro daqui é simples.

A JS não vai fazer pupu sem o " Pai Grande PS " dizer que pode.

Primeiro, a JS sempre foi a favor do casamento homosexual mas nunca se prestou a defendê-lo convictamente perante o seu próprio partido e tem ficado à espera que possam ir ao gabinete do seu Secretário Geral e entrarem nesse famoso escritório. Até agora, nunca passaram da secretária.

Segundo, são desautorizados pelo seu próprio partido quando os mais velhos lhes dizem : " Meu, isso não estava no programa eleitoral portanto esperas a tua vez de ser atendido ou então vais à Loja do Cidadão ".

Terceiro, ainda conseguem criticar os outros partidos por terem levado o assunto à Assembleia simplesmente para o relembrarem aos outros e ao público em geral, algo que não o fizeram até agora, e assumem a posição de que são a favor. E isso é claramente suficiente.

Por último, são tão a favor que passo a citar: "Entendemos não haver condições para o agendamento do projecto de lei da JS que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de desejarmos tê-lo apresentado ". Conseguiram chegar a esta brilhante conclusão sozinhos?

É por estas e por estas que Juventudes, seja de que partido for, esquerda ou direita, servem para... qual é a palavra?... Nada. Passam o tempo a ter boas ideias ( eu até acho que são boas ideias ) mas depois não tem a convicção e perserverança necessária para tomar os assuntos de rédea curta e alcançarem os objectivos a que se propuseram.

De certo modo, eles são o espelho do povo português em todo o seu esplendor.

Servem exclusivamente para assegurar votos dos jovens, e depois são usados ao longo dos mandatos, dando-lhes pastinhas com assuntinhos para brincarem e quando conseguem algo, fazem uma festa como se fossem o Mário Soares quando voltou do exílio.

Viva a Juventude.

PS: Na foto, gosto muito da Portia de Rossi.

0 Ah e tal...: