Pages

12 de maio de 2008

The National - Autismo em Palco



Os bilhetes estavam esgotados há muito para um concerto que prometia ser um dos melhores do ano dentro do género da música indie. Os nova-iorquinos The National não desapontaram os dedicados fãs portugueses que os receberam na Aula Magna, em Lisboa, sob repetidas ovações.
Após uma longa intro com o palco, ainda despido de músicos, em tons de azul, os The National arrancaram finalmente com «Brainy», ou não fosse este um concerto de promoção do último álbum, «Boxer», editado há cerca de um ano. Ao contrário do que é habitual, as cadeiras da sala não impediram que o público acompanhasse o espectáculo de pé, dançando e cantando ao som de temas como «Secret Meeting», «Mistaken For Strangers» ou «Slow Show».


Squalor Victoria» foi um dos bons exemplos da intensidade sonora dos seis rapazes de Brooklyn. Os The National mostraram-se exímios na condução de viagens entre extremos, dos momentos mais calmos e melódicos ao pulsar quase desesperado de guitarras, bateria e violino.
O vocalista Matt Berninger - que disse sentir-se como se estivesse nas Nações Unidas, prestes a anunciar sanções e aprovar resoluções - foi espelho da bi-polaridade sonora da banda, ora debruçado sobre o microfone em registo de voz bem grave e profundo, ora em puro êxtase, gritando do alto de uma das cadeiras das doutorais, no meio da plateia, agarrando-se a um fã que serviu de apoio.


A comunhão entre banda e público teve um dos pontos mais altos em «Daughters of the Soho Riot», com o refrão final a ser entoado em coro pela plateia. «Fake Empire» e «Start A War», ambos retirados de «Boxer», deram por terminada a primeira parte do espectáculo de forma bem intensa.


O encore voltou a revelar as duas facetas dos The National. «Mr. November», nem de propósito pedido por uma fã momentos antes, tornou a marcar pontos a favor da banda nova-iorquina, que terminou o espectáculo em verdadeiro clímax com «About Today».


Portugal volta a receber os The National em Julho; dia 10 no festival Optimus Alive!08, e a 18 no Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães. O espectáculo deste domingo lançou o aviso: esta é uma banda a não perder!
Alinhamento do concerto:
1. Brainy

2. Secret Meeting

3. Mistaken For Strangers

4. Baby, We'll Be Fine

5. Slow Show

6. Squalor Victoria

7. Abel

8. Wasp Nest

9. Racing Like A Pro

10. Ada

11. Apartment Story

12. Daughters of the Soho Riot

13. Fake Empire

14. Start A War

Encore

15. Green Gloves

16. Mr. November

17. Gospel

18. About Today


1 Ah e tal...:

29 disse...

tão bom tão bom tão bom tão bom tão bom TÃO BOM!!!!!